CONVERSINHA & EMPATIA

CONVERSINHA & EMPATIA

Não é apenas uma conversinha

Conversinha? Não, não é uma simples conversinha. 95% das pessoas que procuram o GSV – GUARAPUAVA SALVANDO VIDAS (gsvchat.org) – não querem ter uma simples conversinha. Elas querem desabafar, falar das suas angústias, tristezas, mágoas, desesperanças, frustrações…


O papel de quem escuta

Para que haja condições favoráveis ao desabafo, é necessário que quem escute ouça mais do que fale. E quando falar, que seja com uma voz que aceite e compreenda o outro como ele é, sem críticas, julgamentos, conselhos e, fundamentalmente, sem preconceitos.

Reconhecer nossos próprios preconceitos é um desafio. Será que percebo meu fanatismo político, sexual, racial, futebolístico? Sou capaz de ouvir sem interromper os argumentos e razões do outro?

O voluntário do GSV precisa se conhecer e entender que sua função não é resolver o problema do outro – como eliminar os sentimentos advindos de um luto? – mas sim acompanhar com postura empática.


O que é empatia?

Empatia é a capacidade de compreender e sentir as emoções de outra pessoa, colocando-se em seu lugar (“na pele do outro”) para entender suas perspectivas sem julgamento.

Principais aspectos da empatia:

  • Compreender sem julgamento: tentar entender a realidade do outro, abandonando preconceitos;
  • Conexão vs. simpatia: diferente da simpatia (ser amável), a empatia exige compartilhar e entender os sentimentos do outro;
  • Escuta atenta: ouvir profundamente, permitindo que o outro se sinta acolhido.

O resultado da escuta empática

Todo esse processo permite que uma conversa, às vezes com mais de uma hora de duração, se encerre com a pessoa mais tranquila, mais aliviada, suspendendo o choro que estava presente no início do contato.


Os voluntários do GSV – GUARAPUAVA SALVANDO VIDAS estão à disposição diariamente, das 19h00 às 23h00.

Arthur António Mondin
GSV – Coordenador